30/03/10

A minha primeira entrevista!

A minha primeira entrevista!
A Cátia N do Blogues de Feltro e Companhia publicou hoje a entrevista que me fez. 
Hoje sinto-me muito VIC (Very Important Crafter)!!!
Dêem uma vista de olhos e digam-me o que acharam.
(Podem ver uma cópia da entrevista abaixo)


Olá a todas! Desta vez a artesã que nos deu a conhecer um pouco mais de si foi a Olívia do blogue "Mãe da Rita".
Espero que gostem e eis a nossa entrevista:

1) Como é que o artesanato surgiu na sua vida?

Surgiu numa altura em que tinha alguma disponibilidade de tempo e com a tentativa de fazer umas decorações de Natal com a minha filha de 5 anos. Pesquisei na internet, comprei umas revistas para tirar ideias e fizémos umas peças giras. A partir daí ganhei gosto e interesse pelo artesanato e fui fazendo algumas experiências com feltro e tecido, principalmente.

2) O que é que o artesanato trouxe de novo para a sua vida?

Fez-me conhecer pessoas novas, principalmente. É muito bom trocar ideias com pessoas que partilham os mesmos gostos connosco, ter feedback, saber que gostam daquilo que fazemos.

3) Quais as suas fontes de inspiração para criar as suas peças artesanais?

A minha maior fonte de inspiração é a minha filha, a sua alegria contagiante! E depois tenho ideias que me vão surgindo nas situações mais variadas do dia-a-dia.

4) Que materiais privilegia na concepção das suas peças?

A quase totalidade das minhas peças é feita de tecido e/ou feltro. Gosto especialmente de utilizar feltro, com muitas cores!

5) Que aspectos mais valoriza nas suas peças?

Qualidade e originalidade, principalmente.
Gosto realmente de todas as peças que faço e faço-as com imenso carinho. E, para ser sincera, custa-me sempre um bocadinho vendê-las.

6) O que considera que dá vida e cor às suas peças?

Precisamente o carinho e atenção que ponho em cada uma das minhas peças.

7) Poderia falar-nos um pouco de uma peça que tenha sido marcante para si.

Mais uma vez, tenho um grande orgulho em todas as minhas criações, mas tenho um carinho especial pelas tais decorações de Natal que fiz com a minha filha.

8) E um momento marcante nestas aventuras pelo mundo do artesanato?

O momento mais marcante foi quando me apercebi que as outras pessoas gostavam realmente das minhas criações e que estavam dispostas a comprá-las. Foi uma grande surpresa e um grande orgulho!

9) E o papel das outras pessoas na sua actividade, ou seja em termos de apoios, considera relevante o apoio das pessoas que a rodeiam?

Sem dúvida! Tenho a sorte de ter sempre o maior apoio da minha família e esta aventura do artesanato não tem sido excepção.
Na preparação para a minha primeira feira toda a família ajudou: um cortava os cartões de apresentação, outro pregava etiquetas, outro ia arrumando as coisas dentro dos sacos... Foi um dia muito divertido!

10) Qual a sua opinião relativamente às mostras de artesanato?

São importantes para divulgar o nosso trabalho mas também para conhecer o trabalho de outros artesãos, trocar ideias, conhecer pessoas.

11) Para si como é que deve ser feita uma boa divulgação do trabalho de um artesão?

Penso que o melhor cartão de visita são a qualidade e perfeição do trabalho. Depois, se o trabalho for realmente bom, as pessoas acabam por mostrar as peças a outras, por falar do trabalho, do artesão.

12) Muitas pessoas dizem que é difícil senão impossível viver só do artesanato em termos monetários. O que pensa em relação a este assunto?

No meu caso, sim. O artesanato tem funcionado como um hobby e em termos monetários como um complemento.
De qualquer das formas, a crise económica actual também é um factor inibidor. De momento, penso que a situação deva ser complicada para a grande maioria dos artesãos.

13) Poderia pensar em 3 desejos relativamente à sua actividade artesanal e partilhar connosco?

São objectivos que penso serem comuns à maioria dos artesãos: ver a minha actividade desenvolver-se, conseguir montar um negócio próprio e ter a minha marca.

14) Como imagina a sua actividade artesanal daqui a 2 anos?

É difícil planear. De momento tenho a vontade, a inspiração e algum tempo. Mas não sei se esta situação se irá manter.
Gostava imenso de poder expandir a minha actividade, é um sonho que existe, uma vontade que tenho e é algo que vou tentar alcançar.

15) Muitas pessoas dizem que o artesanato é uma terapia. O que pensa sobre este assunto?

Sim, pode funcionar como uma terapia, um escape.
Todo o processo de criação é muito gratificante; a idealização, o testar as cores, os materiais, tudo até finalmente ter a peça pronta.
Eu ainda me surpreendo quando olho para certas peças e penso que fui eu que as criei!

E aqui ficam algumas fotografias de peças realizadas pela Olívia:


Podem visitar o blogue "Mãe da Rita" através do endereço:
http://mae-da-rita.blogspot.com/

E podem aqui comentar a nossa entrevista!


Olívia obrigada pela entrevista!

1 comentário:

  1. Gostei da entrevista comadre. É claro que daqui a 2 anos a loja da Mãe da Rita vai ser um sucesso ainda muito maior.
    Parece que o Walt Disney disse:"Se consegues sonhá-lo, consegues fazê-lo"!

    ResponderEliminar

Obrigada!